Dr. Juarez Callegaro

Medicina e Psiquiatria Ortossistêmica

Logo transparente - Ortossistema
BIOGRAFIA

Biografia:

 

JUAREZ NUNES CALLEGARO nasceu em Santiago, Rio Grande do Sul. Estudou medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).   Fundador e responsável técnico pelo primeiro Pronto Socorro Infantil de Porto Alegre, durante muitos anos lecionou Teorias e Técnicas Psicoterápicas no curso de formação de psicólogos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), supervisionando estagiários do curso de Psicologia Clínica. Entre vários outros títulos, foi Presidente da Associação de Hipnologia Médica do Rio Grande do Sul e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Cibernética e Sistemas Gerais.

    Representou o Brasil no I Congresso Brasileiro de Cibernética e Sistemas Gerais, em 1972, onde deu curso sobre conceitos de cibernética em psicologia, psiquiatria e educação. Na ocasião, adotou o modelo cibernético de pesquisa de Gordon Pask e Heinz Von Föerster, uma revolução científica que o levou a adicionar à medicina e psiquiatria o modelo cibernético, mudando o conceito de nutriente químico da medicina ortomolecular para nutriente químico-físico-informacional da nutrologia cerebral evolutiva. Ao novo movimento, pioneiro no mundo, denominou Medicina e Psiquiatria Ortossistêmica.

    Discípulo de Linus Pauling, duas vezes ganhador do Prêmio Nobel, participou de numerosos congressos e simpósios no Brasil e no exterior, tendo freqüentado curso de medicina ortomolecular em que um dos professores era o próprio Linus Pauling.

    Médico psiquiatra e professor de pós-graduação em nutrição cerebral em várias universidades, foi pioneiro em nutrologia cerebral no Departamento de Nutrologia da Associação Médica Brasileira - AMB. Foi, ainda, professor de pós-graduação em curso de Medicina Biomolecular e Radicais Livres no Centro Universitário São Camilo (São Paulo), com diplomação pela UNI-RIO (Universidade do Rio de Janeiro) e professor em cursos de pós-graduação em Psiquiatria Ortomolecular e Nutrologia Cerebral na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro. Também lecionou em curso de pós-graduação em Medicina Biomolecular coordenado pelo Prof. Angelo Lucas na Universidade Moderna, em Lisboa. Além disso, lecionou em três ocasiões no curso de Bioquímica Aplicada à Medicina dirigido pelo Dr. José de Felippe Jr em São Paulo, aprovado pela Associação Brasileira de Medicina Biomolecular e Nutrigenômica.

    Em maio de 2014 foi Presidente de Mesa e palestrante no XXVII Congresso Internacional de Prática Ortomolecular e Radicais Livres em São Paulo, dissertando sobre o tema “Atividade Nutrigenômica e Nutrigenética nos Transtornos da Emoção, Difinindo Vias Metabólicas e Modulação Nutricional.”

    Ainda em junho do mesmo ano deu curso a nível de pós-graduação no Observatório de Medicina Integrativa, instituição vinculada à Universidade Fernando Pessoa, na cidade do Porto, Portugal, falando sobre os “Aspectos Ortomoleculares e Sistêmicos das Doenças Mentais.”

    Em fevereiro de 2015 participou do Corso di formazione in Neuro Psico Fisio Patologia Adattiva e Ottimizzazione Neuro Psico Fisica con Tecnologia REAC em Florença, Itália, quando foi homenageado.

    Palestrante em vários congressos médicos internacionais, é membro da American Academy of Anti-Aging Medicine, do Grupo Longevidade Saudável  e da Associação Médica Brasileira de Oxidologia , a qual, “em reconhecimento à sua incansável contribuição científica para o continuo crescimento da Ciência Ortomolecular”, concedeu-lhe o título de “MESTRE NOTÓRIO SABER” em homenagem realizada durante o XXIX Congresso Internacional de Prática Ortomolecular e Radicais Livres.

     Em maio de 2015 ministrou em Brasília, acompanhado pelo Dr. Arnoldo Velozzo, curso sobre Aspectos Ortomoleculares do Tratamento em Neuropsiquiatria. Também em junho de 2015, 2016 e 2017 ministrou palestras no Congresso Internacional de Medicina Ortomolecular dirigido pelo Dr. Efrain Olszewer, sempre abordando temas de notável interesse científico, como, por exemplo, os Aspectos Ortomoleculares das Doenças Mentais e sobre a Interação Ortossistêmica com Neurofisiologia Cerebral no Estresse.

    Convidado pelo Dr. William Shaw, foi Diretor Científico para o Brasil e palestrante tanto no primeiro, segundo e terceiro Congresso Internacional de Medicina Integrativa para a Saúde Mental, ambos realizados em São Paulo em 2015, 2016 e 2017.

E será novamente o Diretor Científico para o Brasil no Congresso Internacional de Medicina Integrativa para Saúde Mental a ser realizados em São Paulo em Outubro de 2018.

    Foi convidado de honra (Guest of Honor) e também convidado a palestrar na International Conference on Bipolar Disorders que se realizaria em São Paulo em agosto de 2016. Infelizmente este evento foi transferido para a cidade de Chicago (EUA), em data de outubro de 2016 que coincidia com o II Congresso Internacional de Medicina Integrativa para a Saúde Mental, do qual era Diretor Científico e palestrante, de modo que não pôde viajar aos Estados Unidos e participar da aludida conferência.

  É membro da ABRAMPAS - Associação Brasileira de Medicina Preventiva e Administração em Saúde, participando do setor de Saúde Mental.

  É autor do livro “Mente Criativa, A Aventura do Cérebro Bem Nutrido”, Ed. Vozes, 4ª. Edição (obra esgotada), e juntamente com o Dr. Helion Póvoa e a nutricionista Luciana Ayer da obra “Nutrição Cerebral”, Ed. Objetiva.

 

Porto Alegre

Rua Osvaldo Aranha, 1022 - Sala 1218 - Bom Fim - Porto Alegre / RS

Edifício Baltimore Office Park

Fones: (51) 3379-1039 / 3379-1084


 

Rio de Janeiro

Av. Princesa Isabel 323 - Sala 404 - Copacabana - Rio de Janeiro

Fone: (21) 2542.8807 / 9.8499.0800


*No Rio atende durante uma semana a cada mês. Assim, a preferência é a comunicação com Porto Alegre.  


Palavras do Doutor: "Sempre tive um interesse muito grande pelo cérebro. E ele determinou minhas prioridades como aluno da Faculdade de Medicina da UFRGS. Desde o início, procurei conhecer os estudos feitos, até então, sobre a contribuição também da física e da química para melhorar o desempenho do cérebro. Depois li o livro O Homem, esse desconhecido, de Aléxis Carrel, para quem o ser humano pode ser reconstruído através da bioquímica. Hoje, estou convencido de que a nutrição pode tornar o ser humano mais inteligente, justo e feliz.
    A teoria de Carrel foi ponto de partida para a revisão que fiz da Medicina até chegar à Medicina Ortossistêmica, propondo uma revolução pedagógica, biológica psicológica e sociológica no diagnostico, tratamento e prevenção de doenças. Nessa visão de conjunto, o médico identifica a causa do sofrimento no jogo entre as necessidades da pessoa e seus recursos internos e externos para satisfazê-los.
    Persigo um ideal: A Felicidade que o ser humano pode ter quando alcança a harmonia nesse jogo. E acredito que, uma vez atingido esse estágio, os homens deixarão a voracidade pelo lucro em segundo plano, priorizando o bem-estar geral. Serão mais inteligentes. Não mais o econômico, mas o interesse humano determinará o cultural. Num mundo assim, as soluções serão meritocráticas e o poder de decisão estará nas mãos dos melhores, dos mais amorosos, integrativos e colaborativos. Aqueles que tiverem mais capacidade de beneficiar a humanidade. Este é o sonho que considero possível de ser realizado. "

 

                                                                                     Juarez Nunes Callegaro

 

Dr. Juarez Callegaro
Rua Osvaldo Aranha, 1022 - sala 1218 (Edifício Baltimore) - Porto Alegre
Avenida Princesa Isabel, 323 - sala 404 - Rio de Janeiro
Copyright 2009-2019 © Publimed. Todos os direitos reservados.